Dúvidas Frequentes

Quem somos?
A UNIET foi criada em 2004 para repassar através de cursos livres, técnicas holísticas desenvolvidas em pesquisa de campo. Com o tempo, novas técnicas foram acrescentadas, sempre com o objetivo de formar terapeutas capacitados e para pessoas que buscam melhorar sua qualidade de vida.
A UNIET é pioneira em cursos holísticos EAD com aulas em tempo real, e é filiada na ABRATH - Associação Brasileira dos Terapeutas Holísticos, no registro CJAH-BR 0021.
A UNIET é uma Escola Holística, que com o tempo passou a agregar em sua grade, cursos em formação, especialização e capacitação, com isso recebendo o status de Universidade Holística. A Universidade Escola em Terapia Holística devidamente registrada e com CGC 06.967.873/0001-54, com o código e descrição principal de atividade econômica número 80.99-3-99, classificado como: Outras Atividades de Ensino é mantenedora dos Cursos Livres em Técnicas de Capacitação Holística, de Formação Holística e Especialização Holística, todos com Copyright e registrados na Biblioteca Nacional RDA em parceira com a ABRATH.

Todos os cursos da UNIET enquadram-se na categoria de CURSOS LIVRES?
Sim, todos os cursos da UNIET enquadram-se na categoria de CURSOS LIVRES. Os cursos livres são uma categoria de cursos não registrados no MEC, inexistindo obrigatoriedade de registro nesta classificação, ou seja, não são cursos que substituem ensino médio ou de graduação, sendo assim, os nossos cursos enquadram-se como cursos livres, não estando sob a tutela do MEC. Cursos Livres de Capacitação Profissionalizante têm validade nacional de acordo com lei nº 9394/96; Decreto nº 5.154/04; Deliberação CEE 14/97 (Indicação CEE 14/97) e DECRETO nº 5.154 de 23 de julho de 2004, certificando técnicas para profissionais da área holística, formando terapeutas ou até mesmo, melhorando a qualidade de vida de seus alunos e familiares através das propostas pedagógicas apresentadas.
Lembramos que o Ministério do Trabalho Brasileiro, já reconhece a profissão de Terapeuta, que engloba ainda dentro de sua classificação, diversas técnicas de atuação consideradas holísticas.

O que é EAD, ENSINO EAD VIA SATÉLITE e ENSINO TUTORADO?
EAD significa Ensino a Distância, mas diferente de muitos anos atrás, onde o sistema EAD era utilizado pelos chamados cursos por correspondência, hoje é usado também por cursos realizados pela internet. O EAD é um sistema de ensino aprovado pelo MEC e sua característica principal é a possibilidade do aluno poder realizar um determinado curso, de uma determinada escola, totalmente a distancia, ou seja, o aluno não vai até a escola, a escola vai até o aluno.
Estes cursos em sua quase totalidade eram enquadrados como não presencial, mas, com a utilização do avanço da tecnologia e com o apoio da internet, surgiu o sistema de ensino EAD VIA SATÉLITE com aulas em tempo real, onde o aluno freqüenta as aulas, não de corpo presente, mas de mente presente, são alunos, ministrante e conteúdo didático, tudo junto, como em uma sala real de escola e no caso da UNIET, ainda conta com o apoio do programa Moodle que é utilizado pelo aluno para acessar o seu material didático e realizar suas avaliações. O programa Moodle é utilizado pelas grandes universidades do mundo.
Nossa sala de aula é extremamente simples e de fácil conexão, não é obrigatório o uso de webcam ou microfone, mas é necessário ter acesso ao áudio.
Os cursos que utilizam o sistema semi-presencial ead via satélite +moodle, tem aulas em tempo real com professor, já os cursos do sistema semi-presencial tutorado utilizam apenas o sistema moodle. Nossos certificados são emitidos como presenciais.
Realizar um curso EAD com aulas em tempo real ou tutorado, com qualidade e na segurança de seu lar, não tem preço? Na UNIET tem.

Os cursos na UNIET tem algum vinculo com MEC, Ministério da Educação?
Não. Estes são CURSOS LIVRES, como acupuntura, psicanálise, psicoterapia e outros tantos. Algumas entidades oferecem este vinculo, mas desconhecemos a legitimidade. O que existe são convênios com Secretaria Municipal ou Estadual de Educação e até mesmo com Faculdades ou Universidades, as quais possuem convênios ou são registradas no MEC, portanto, mesmo uma Universidade não possui apenas cursos de graduação, mas também cursos livres, o que muitas vezes confunde o aluno, que pode achar que está fazendo um curso superior em acupuntura, mas na verdade é um curso livre, isso também acontece com os cursos de pós-graduação, somente Faculdades ou Universidades registradas e autorizadas pelo MEC para tal, podem oferecer pós-graduação stricto sensu (doutorado ou mestrado) e o mesmo acontece com a pós-graduação lato sensu, onde neste caso, a Universidade ou Faculdade deve ter apenas o registro no MEC, pois não é preciso de autorização do MEC para o referido curso, pois ele é tratado agora como curso livre, porém, as Universidades e Faculdades não podem mais terceirizar, o MEC não permite mais que estes cursos sejam lecionados por terceiros, onde a Universidade ou Faculdade apenas emite o certificado. Em uma de suas portarias em 2011 o MEC proibiu está prática de terceirização da educação, citamos como exemplo uma escola ou pessoa em tal cidade que coloca o seu curso chancelado por tal Universidade ou Faculdade, isso não pode mais, e um dos motivos é o desconhecimento destas instituições do currículo pedagógico dos certificados que assinam, o interesse é apenas financeiro e isso, infelizmente se tornou uma prática comum no Brasil. São pessoas ou até mesmo entidades que escondem seu pobre curso atrás de um certificado de uma universidade ou faculdade, com o objetivo de pegar os incautos que não se apercebem que estão na verdade sendo enganados.
Todas as Escolas, independente de serem Universidade, Faculdade ou Instituto, podem oferecer cursos livres em pós-graduação, mas somente Universidades e Faculdades podem oferecer pós-graduação lato sensu, as outras instituições, como a UNIET, podem oferecer pós-graduação livre, ou seja, como curso livre, pós-graduação profissional livre.
Em 2012, o MEC proibiu instituições como Sindicatos, Associações, Cooperativas, ONGs de ofertarem cursos de pós-graduação profissionais enquadrados como livre.

Após realizar um curso de Formação na UNIET, que habilita como Terapeuta, sou obrigado a ter um registro profissional, citando como exemplo a CRTH - Certificado de Responsabilidade Técnica Holística para poder atuar na área como profissional?
A nossa profissão não é regulamentada pelo Governo Federal e por isso não existe Conselho Federal, Estadual ou Municipal em nossa profissão, se algum grupo se apresenta assim, isso é ilegal, procure o ministério público e denuncie os conselhos de terapeutas que encontrar, contudo, somos reconhecidos pelo Ministério do Trabalho e por parte da Sociedade, e isso se deve a entidades de representação de classe de nossa profissão, portanto, possuir um registro profissional fornecida por uma entidade representativa é garantia de profissional capacitado, e já é peça importante nas exigências legais para se atuar na área profissional, sendo umas das mais conceituadas e de nível nacional, a ABRATH que atua especificamente na auto-regulamentação da profissão fornecendo um registro profissional.

Após realizar algum curso na UNIET, poderei me filiar a alguma entidade representativa de Terapeutas?
Sim, mas atente que as exigências em técnicas, documentais e valores de filiação e anuidade são diferentes de entidade para entidade.
Nossos cursos oferecem opção aos seus alunos de obterem um registro profissional de terapeuta na CRTH-BR com abrangência nacional na ABRATH - Associação Brasileira dos Terapeutas Holísticos.
São poucas as entidades no Brasil, que reúnem em seus quadros de filiados, profissionais terapeutas com auto-regulamentação profissional, ou chamado registro CRTH - Certificado de Responsabilidade Técnica Holística, sendo poucas de projeção nacional, visto que, para ter tal representação, a ação teria que partir dos próprios profissionais envolvidos, considerando é claro, que tal profissão não seja reconhecida pelo Governo Federal, e, portanto inexista conselho para regulamentar a profissão.
Das mais de 36.000 mil profissões no Brasil, em 2013, a CBO listou 68 profissões regulamentadas por Lei Federal, e destas, uma pequena parte, possui Conselho Federal. Já a profissão de Terapeuta Holístico não é regulamentada por Lei Federal, mas é reconhecida pelo Ministério do Trabalho, podendo atuar o profissional como prestador de serviços autônomo ou até com carteira assinada.


A UNIET possui convenio com alguma Associação Representativa Profissional?
Até o presente momento, possui convênio com a Associação Brasileira dos Terapeutas Holísticos, a ABRATH. A UNIET intermédia junto a ABRATH a filiação e registro profissional de seus alunos.

Qual o procedimento normal para filiar-me a ABRATH?
Para filiar-se o aluno deve providenciar os seguintes documentos: Cadastro de filiação Abrath, foto de rosto, cópia digital do RG, comprovante de escolaridade e certificados de capacitação técnica.

Curso de formação na UNIET, é o suficiente para me tornar um Terapeuta? Registrado?
Sim. É possível, após o curso de formação UNIET, ter um registro profissional.
Nota 1: Este registro está vinculado às exigências de entidades representativas.
Nota 2: Um Terapeuta que leva a designação Holístico é formado por várias técnicas, onde a busca do conhecimento e de novas técnicas são essenciais para o sucesso individual desta profissão.

Quanto tempo de atividade, horas, tem um curso de formação da UNIET?
Os Cursos de Formação tem um tempo de atividade de 6 e 12 meses, com currículo somado de 600 e 1200 horas.

Qual a duração de uma aula na UNIET e quantas são por mês?
Cada aula tem uma duração de uma a duas horas, depende do curso. É realizada por turma, uma aula por semana ou um aulão por mês, depende do curso.

Como poderei ter a certeza de receber as aulas nos dias indicados e o material de apoio, apostilas?
Nada é certo nesta vida, tudo o que podemos contar, e se as pessoas físicas ou jurídicas a qual firmamos contrato verbal ou escrito são pessoas idôneas. No caso da UNIET Holística, é uma Escola devidamente registrada nos órgãos competentes, com Professores devidamente registrados na ABRATH, e ainda firma com o aluno um contrato escrito, com direitos e deveres de ambos os lados, o qual lhe é fornecido no ato da pré-matrícula.
Como o curso é on-line, o material de apoio é retirado no próprio site em área restrita pelo próprio aluno, através de visualização ou downloads, sendo o material de apoio distribuído de acordo com a evolução dos temas dos níveis didáticos.
O futuro aluno, ainda pode participar de aulas e de atividades, como aulas livres, palestras, grupo de estudos, vivências e outros.
Com isso, acreditamos passar a confiança necessária ao aluno para sua matrícula.

Os cursos da UNIET são ministrados através de que material?
UNIET ESPAÇO ALUNO com apostilas, livros, lições, apresentações, vídeo-aula, áudio-aula e outros.

Posso escolher o dia da semana e o horário para minha aula semanal?
Não. O dia da semana e o horário são determinados pelo professor de seu curso, mas o aluno tem o direito de optar por não assistir a aula e tirar suas dúvidas por e-mail, ou acessar a aula quando mais lhe convêm ou ouvir as aulas gravadas.

Como acesso as salas de aula da UNIET?
Nossas salas de aula podem ser acessadas de computadores desktop, tablet e smartfhone, nos sistemas windows, linux, ios e android. Para acesso com computadores desktop, basta acessar o nosso menu na parte superior do site em sala de aula, para os sitemas ios e smartphone, é necessário instalar dois app, um é o adobe air, que instalará automaticamente-caso não esteja instalado, após instalar o app (gvo conference) ou o app (puffin web browser).

Para realizar minha matrícula basta apenas preencher o formulário de pré-matrícula?
Não. O formulário garante a sua vaga, mas, apenas com o pagamento é que o aluno estará devidamente matriculado.

Se acontecer de eu não poder terminar o curso, eu perco as aulas que já tive em meu currículo?
Não, não perde, se respeitar um tempo maximo de seis meses para voltar ao curso.

Quando começa uma turma de Curso de Formação?
A UNIET introduziu um sistema Modular de Temas, possibilitando ao aluno ingressar no curso imediatamente pelo ESPAÇO ALUNO, já com o material de estudo e lições de conhecimentos e áudio-aula, sendo o seu ingresso as aulas em tempo real com uma data previamente agendada pela secretaria.

O que é o Certificado expedido pela UNIET?
São certificados que certificam o aluno em uma determinada técnica de atuação, comprovando que o aluno cursou este curso e se habilitou a utilizar esta técnica em um atendimento holístico.
Todos os certificados da UNIET são registrados com uma Chave RDA numérica personalizada emitida pela Biblioteca Nacional RDA em parceria com a ABRATH.

O que é Chave RDA em Certificados?
RDA é Registro Digital de Autenticidade, é um número chave que acompanha todos os Certificados da UNIET, são personalizados e confere à autenticidade dos mesmos, quando acessados e conferidos em www.rda.org.br, esta Chave RDA foi desenvolvida pela Biblioteca Nacional RDA.

Como funciona a reciclagem de curso na UNIET?
As reciclagens são pagas, alunos que já possuem o certificado do curso a reciclar, devem entrar em contato com a secretaria e informar o número do RDA de seu certificado, neste caso, o aluno terá uma bolsa desconto a ser determinada pela UNIET e Professor do curso. Somente alunos com certificado da UNIET podem reciclar.

Quais as formas de pagamento?
A UNIET trabalha com o sistema Pagseguro para alunos no Brasil, e Paypal para alunos no exterior. Pode eventualmente aceitar Doc ou Tef.

Posso cursar mais de um curso ao mesmo tempo?
Pode.

Na grade do meu curso cita um tempo mínimo de curso, posso cursar em um tempo menor ainda?
Não pode. É preciso justificar as horas aula em seu certificado.

O que você esta esperando?